sexta-feira, 7 de agosto de 2009

SAÚDE BUCAL, SAÚDE GLOBAL.

A saúde dos dentes exerce influencia sobre a saúde em geral

“O dente pode matar”.Esta é a mensagem que o Conselho Regional de odontologia de São Paulo tem procurado transmitir à população. È traumática e direta para atender um objetivo: alertar para os riscos a que estão expostas as pessoas que deixam de dar a devida atenção à saúde bucal. Entre eles, o destaque para a endocardite bacteriana que em 40% dos casos tem origem bucal, segundo índices levantados pelo Incor (2001).

Alem de alertar para a necessidade da prevenção, é necessário também incentivar maior intenção entre a Odontologia e a Medicina, ou seja, profissionais da área clínica que devem ter os olhos voltados para a saúde global. Problemas na boca (dentes e gengivas) têm repercussão geral sobre o organismo.



Pesquisas têm associado infecções, inflamação e outras afecções de gengivas com aterosclerose. Dessa forma, seria possível também fazer ligações entre a saúde bucal e a ocorrência de eventos cardíacos como o infarto. O acúmulo de células inflamatórias ativadas na placa aterosclerótica, bem como a constatação de níveis séricos elevados de marcadores de inflamação (Proteína C-reativa) sugerem a participação do mecanismo inflamatório na aterosclerose.

Outros estudos sugerem a participação da infecção periodontal em eventos aterosclerótico como: Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), níveis plasmáticos aumentados de colesterol LDL e triglicérides, e maior prevalência de doença arterial coronariana em indivíduos com muitos dentes perdidos.

Atualmente existe a tendência de uma visão globalizada e multidisciplinar no atendimento ao paciente. A odontologia tem se dedicado a tornar isso cada vez mais real, auxiliando a terapêutica médica e enriquecendo as condutas e os resultados nos tratamentos de indivíduos com doenças crônicas e pacientes imunossuprimidos. O acompanhamento do cirurgião dentista aos pacientes é de fundamental importância para a manutenção da saúde geral. Portanto, faça uma avaliação odontológica periódica.

Texto extraído da revista “Vida & Saúde” – ano 67 nº 7.

Um comentário:

  1. Kodak Dental Systems lança Kodak 9000 C 3D

    e Kodak 9500 durante a 28ª edição do CIOSP



    A Kodak Dental Systems, divisão de produtos e serviços de odontologia da Carestream Health, estará presente na 28ª edição do CIOSP – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, que acontecerá dos dias 30/01 a 03/02 de 2010, no Anhembi, em São Paulo. O evento é considerado um dos maiores do mundo na área.



    Os destaques da empresa durante o evento são: o Sistema de Radiologia Extra-Oral Kodak 9000 C 3D e o Sistema de Radiologia Extra-Oral Kodak 9500 Cone Beam. Além disso, os profissionais da área poderão ver de perto o Sistema de Radiologia Extra-Oral KODAK 8000C, os Sensores Intra-Orais KODAK RVG 5100 e 6100, o Equipamento de Raios x Kodak 2200 e a impressora laser Kodak DryView 5800.



    Sobre a Kodak Dental Systems

    Em 1896, menos de um ano após a descoberta do raios-X, a Kodak Dental Systems lançou o primeiro papel fotográfico projetado especialmente para radiologia odontológica. Como negócio de dental da Eastman Kodak, a Kodak Dental Systems desenvolveu diversos produtos de fácil uso e qualidade superior. Nasceu assim a história da divisão de dental da empresa.



    A Trophy Radiologie foi fundada em 1946 e, em 1982, a empresa francesa registrou a patente do primeiro sensor digital intra-oral no mundo. Comercializado em 1987, esse produto fez com que a Trophy, já conhecida por sua alta qualidade, conquistasse uma excelente reputação como líder mundial no mercado de radiologia dental.



    No ano de 2000, a PracticeWorks apareceu como companhia dominante de software odontológico, quando adquiriu diversas empresas desse segmento. Em 2002, a PracticeWorks comprou a Trophy Radiologie. Em meados de 2003, a Eastman Kodak adquiriu a PracticeWorks (e com ela a Trophy), tornando-as parte do negócio de dental da Kodak. Com a integração da PracticeWorks / Trophy, foi construído um negócio da área odontológica com um portfolio composto por: filmes, sistemas de imagens digitais e software de gerenciamento de consultório. Com a missão de auxiliar os profissionais do mercado odontológico a agilizar o fluxo de trabalho e melhorar o atendimento ao paciente, a empresa sempre focou em simplicidade, desenvolvendo produtos que permitissem os profissionais a gerenciar imagens e informações de seus consultórios e pacientes.



    Em 2007, a Onex Corporation comprou o Grupo de Saúde da Kodak, nascendo daí a Carestream Health. O negócio de dental, parte dessa nova empresa, é hoje operado como parte da Carestream Health, e continua a usar a marca Kodak e uma variedade de outras marcas já estabelecidas no mercado odontológico. Os produtos da área de dental são encontrados em aproximadamente 90% dos consultórios e clínicas de radiologia odontológica em todo o mundo e são vendidos em 150 países.



    Serviço:

    28º CIOSP

    Data: 30 de janeiro a 03 de fevereiro

    Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi, Av. Olavo Fontoura, s/n – Santana, São Paulo.



    O estande da Kodal Dental Systems fica em frente a avenida H e esquina com as ruas 10.000 e 11.000.



    CSK Comunicação

    www.cskcom.com.br / www.twitter.com/cskcom

    Cléa Stolear – clea@cskcom.com.br

    Beatriz Bartholomeu – beatriz@cskcom.com.br

    (11) 2894-4434 / 8578-4499

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, pergunta ou sugestão.