quarta-feira, 22 de abril de 2009

COMIDA EM EXCESSO


Em 2002 havia, segundo cálculos da ONU, 840 milhões de pessoas famintas no mundo. Hoje esse número já passou de 950 milhões. Quanto ao excesso de comida, a Organização Mundial da Saúde(OMS) diz que no mundo todo existem mais de 1 Bilhão de adultos com sobrepeso e 300 milhões com obesidade.

A obesidade aumenta o risco de diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças articulares, distúrbios psiquiátricos e de certos tipos de câncer. A obesidade é considerada por especialistas uma das dez maiores ameaças à integridade da saúde no mundo. A solução para o problema tem sido buscado com afinco, pois encontra-la significa achar uma mina de ouro. Essa busca inclui, medicamentos inibidores do apetite, comprimidos que absorvem gordura, dietas milagrosas e até cirugia bariátrica, que reduz o estômago. A obesidade causa envelhecimento precoce equivalente a 20 anos.



Os prejuizos se tornam maiores quando a gordura está depositada principalmente no abdome. Como causade doença e de morte, a obesidade só perde para o fumo e pode encurtar a vida tanto quanto o cigarro. Ter apenas sobrepeso encurta a vida em 3 anos, e ser obeso nos faz perder mais de 7 anos de vida.

O caminho pera a obesidade é resultado de uma herança genética mais uma vida de maus hábitos alimentares todos os dias, a vida toda. Cada pessoa tem um complexo sistema regular do peso coordenado por um genes, a grelina e a leptina. A primeira é responsável por estimular a fome e o apetite, a segunda é o hormônio que nos diz quando já comemos o suficiente.

A genética é importante, mas o estilo de vida é decisivo no desenvolvimento da obesidade.

Um comentário:

  1. Ola!
    Meu nome é Aline Almeida, trabalho em uma agência de relações públicas, a Ketchum Estratégia, e faço assessoria da Danone.
    Gostaria de enviar uma sugestão de pauta pro teu blog. Pra qual email posso enviar?

    Um beijo e obrigada!
    Aline Almeida
    aline.almeida@ketchum.com.br
    (11) 5090 8972

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, pergunta ou sugestão.