terça-feira, 18 de agosto de 2009

Regularidade no comer

A saúde é o premio para aqueles que obedecem a sua lei, e a doença no contrario é a transgressão das mesmas. Adquira o habito de usar apenas três refeições ao dia e caso já atingiu a meia idade ou mais, duas refeições são preferíveis.

Faça da refeição da manhã a melhor do dia.

“De manhã coma como um rei, ao meio dia como um príncipe e à noite como um mendigo”.

Acabe com a idéia de tapear o estômago, pois cedo ou tarde virão as conseqüências com doenças. O valor de um bom desjejum é incalculável. Em contra-partida os que pela manhã tomam café ou cevada com pãozinho branco apenas comeram e não se alimentaram.

È costume e norma da sociedade tomar um desjejum leve, mas esta não é a melhor maneira de tratar o estômago. Na ocasião do desjejum o estômago está em melhores condições de cuidar de mais alimento do que na segunda ou na terceira refeição do dia. O hábito de tomar um desjejum insuficiente e um farto almoço e jantar são errados.



“Fazei vosso desjejum corresponder mais aproximadamente à refeição mais liberal do dia” CSRA pág. 173
Em pesquisa realizada em uma indústria têxtil nos Estados Unidos, observou-se que três dentre quatro acidentes ocorriam entre os empregados que não haviam tomado o desjejum. E entre os escolares notaram-se diferenças no rendimento escolar.

Não use alimentos e bebidas muito quentes, pois debilitam a garganta e os órgãos digestivos e predispõem a úlcera do estômago.

Se os alimentos ou bebidas forem frios ou gelados, forçaram o organismo a aquecê-los antes de começar o processo digestivo, retardando a digestão; use-os na temperatura ambiente.

Cuidado com sal, as conservas, os condimentos que chamam água com a comida.

“Caso não use verduras, coma frutas e a irritação que reclamam tanta bebida nas refeições desaparecerá “. CSRA pág. 311

Seus dentes foram feitos para mastigar, triturara os alimentos e é um erro tomar muita sopa ou mingau e o pior é que quando você não mastiga, come 30% a mais e gasta mais também.

Não engula os alimentos, mastigue bem, tomando o seu devido tempo. Lembre-se que isto é uma importante cerimônia que você faz, um ato de reverência para suprir o mistério e o milagre da vida dentro da ceda célula do corpo.

Reflita neste verso de mastigação

“Quer ter saúde e força também?”.
Nunca se esqueça mastigue bem!”.


Outro problema não menos grave é o de comer fora de hora. Como dissemos anteriormente, a refeição da manhã é a principal e tem que ser am mais substanciosa.

O sábio Salomão no livro de Eclesiastes, 10.17 diz:

“Bem aventurado tu, ó Terra cujos príncipes são filhos de nobres e comem a tempo para refazerem suas forças e não para bebedice”.

“A regularidade no comer é muito importante para a saúde do corpo e tranqüilidade do espírito”.

“Nunca deve um bocado de alimento atravessar os lábios entre as refeições”.

“Tomada a refeição regular, deve-se permitir ao estômago um descanso de cinco horas. Nenhuma partícula de alimento deve ser introduzida até a próxima refeição”.

Um espaço de três horas é permitido quando a refeição consistir somente de frutas.

“Comer fora de hora é o método mais certo para enfraquecer e convidar as doenças”
“Um temperamento irritável, cérebro confusos e nervosos desenfreados, eis alguns dos resultados de sua desconsideração para com as leis naturais. Não se pode confiar nele”. CSRA pág. 181; 185.

Comer antes de deitar – mais um erro grave.
“Lembre-se também que o estômago quando nos deitamos para dormir, deve ter terminado o seu trabalho para fruir o descanso, assim como as outras partes do corpo; e muitos convivem com o pernicioso hábito de comer justamente antes de dormir”. Idem 174-175.

Tente imaginar um carro guardado numa garagem a noite inteira com o motor ligado! Incoerência, não? È exatamente isso que acontece quando você antes de deitar. Sono e digestão ao mesmo tempo não se combinam, se chocam. Em geral, de manhã a digestão ainda não se completou e os escravos do apetite tem mau hálito, a língua saburrosa, levantam-se mal humorado dando “coices” pra todo lado.

Caso você tenha um trabalho braçal pesado e precise de uma terceira refeição, que seja ela leve e várias horas entes de deitar.

Comer demais – mais um abuso de nossos dias.

A palavra de Deus coloca a glutonaria na mesma categoria que a embriaguez. Tão ofensivo era esse pecado à vista de Deus que Ele deu indicações no Velho Testamento com respeito ao filho que não pudesse ser restringido quanto ao apetite, mas que se empanturrasse com tudo que desejasse, devia ser severamente castigado. A condição de um glutão era considerada sem esperança. O problema não é só excesso naquilo que não é bom, mas mesmo do que é saudável.

Quase todos os membros da família humana comem mais do que o organismo requer. Esse excesso se deteriora e tornasse uma massa pútrida, o hálito tornasse desagradável, a atividade em expectorar se agravam e essa é uma grande causa de esquecimento e perda de memória, causando também esfriamento nos membros e extremidades.

Lembre-se que um estômago abarrotado, em rebelião, quer dizer um cérebro pesado; o fogo aceso no estômago transforma o cérebro numa fornalha incandescente e esse comer em excesso exerce sobre o organismo um efeito pior que o trabalho em excesso, as energias são mais afetadas pelo comer intemperante do que o trabalho intemperante. Quantas vezes o estômago está dizendo: Dá-me repouso e você ignora seus apelos.

Coma vagarosamente, mastigando de tal maneira que a saliva se misture ao alimento e os sucos digestivos sejam chamados à ação. Saiba que o benefício não depende tanto da quantidade ingerida como de digestão completa. Os que são excitados e ansiosos fariam bem em não comer até que tivessem encontrado tranqüilidade e repouso.

Na hora da refeição, afaste os cuidados e os pensamentos ansiosos; nada de rádio ou televisão ligados; medite, coma com satisfação e tenha um coração cheio de gratidão a Deus por Suas dádivas.

Não estabelecemos uma regra geral, um padrão alimentar para todos, pois temos que considerar a idade, o trabalho, a ocupação e o clima. Não tenha à mesa numa mesma refeição variedades muito grandes de alimentos; três a quatro pratos são suficientes. Coma com fome, para isso exercite-se e caminhe após as refeições, não fique sentado.

Jesus, antevendo os últimos dias, disse:

“Olhai pôr vos, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria e de embriaguez”. Lucas 21:34.

“A felicidade da sociedade, êxito da igreja e a prosperidade da nação dependem das influências domésticas”.MJ pág. 322

VOCÊ VIVE PARA COMER OU COME PARA VIVER?

2 comentários:

  1. Gostaria que voces colocassem mais estudos sobre esse assunto: Alimentação! É um assunto muito importante.

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz que ainda se encontre pessoas como você! Pode deixar que em breve estarei carregando o site de informações sobre alimentação, também estarei colocando ótimos videos com palestrantes especialistas no assunto, aguardem. Temos certeza que muitas pessoas se beneficiarão se colocarem em prática as idéias aqui contidas, infelizmente a mídia não divulga este tipo de conteúdo...
    Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, pergunta ou sugestão.