
Em 2002 havia, segundo cálculos da ONU, 840 milhões de pessoas famintas no mundo. Hoje esse número já passou de 950 milhões. Quanto ao excesso de comida, a Organização Mundial da Saúde(OMS) diz que no mundo todo existem mais de 1 Bilhão de adultos com sobrepeso e 300 milhões com obesidade.
A obesidade aumenta o risco de diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças articulares, distúrbios psiquiátricos e de certos tipos de câncer. A obesidade é considerada por especialistas uma das dez maiores ameaças à integridade da saúde no mundo. A solução para o problema tem sido buscado com afinco, pois encontra-la significa achar uma mina de ouro. Essa busca inclui, medicamentos inibidores do apetite, comprimidos que absorvem gordura, dietas milagrosas e até cirugia bariátrica, que reduz o estômago. A obesidade causa envelhecimento precoce equivalente a 20 anos.
Os prejuizos se tornam maiores quando a gordura está depositada principalmente no abdome. Como causade doença e de morte, a obesidade só perde para o fumo e pode encurtar a vida tanto quanto o cigarro. Ter apenas sobrepeso encurta a vida em 3 anos, e ser obeso nos faz perder mais de 7 anos de vida.
O caminho pera a obesidade é resultado de uma herança genética mais uma vida de maus hábitos alimentares todos os dias, a vida toda. Cada pessoa tem um complexo sistema regular do peso coordenado por um genes, a grelina e a leptina. A primeira é responsável por estimular a fome e o apetite, a segunda é o hormônio que nos diz quando já comemos o suficiente.
A genética é importante, mas o estilo de vida é decisivo no desenvolvimento da obesidade.
Ola!
ResponderExcluirMeu nome é Aline Almeida, trabalho em uma agência de relações públicas, a Ketchum Estratégia, e faço assessoria da Danone.
Gostaria de enviar uma sugestão de pauta pro teu blog. Pra qual email posso enviar?
Um beijo e obrigada!
Aline Almeida
aline.almeida@ketchum.com.br
(11) 5090 8972